As bananas cuidadosamente enfileiradas no topo desta torta deixam um visual maravilhoso e elegante. O aroma da canela polvilhada por cima das bananas e o cheirinho doce da massa assada abrem o apetite de uma maneira irresistível.
Quentinha ao sair do forno ou bem geladinha, esta torta de banana com creme de rum e canela é satisfação garantida e uma imediata sensação de felicidade.
Ingredientes
Massa
- 3 colher(es) de sopa de açúcar cristal
- 1/4 xícara(s) de chá de manteiga em temperatura ambiente
- 1/2 xícara(s) de chá de farinha de trigo integral
- 1 xícara(s) de chá de castanha de caju
- 2 xícara(s) de chá de biscoitos integrais (pode ser de aveia ou maisena)
Recheio
- 4 ovos caipiras
- 1/2 xícara(s) de chá de açúcar cristal
- 125 grama(s) de queijo minas
- 125 grama(s) de ricota
- 1 copo(s) de requeijão
-
Finalização
- 1/2 colher(es) de chá de canela para polvilhar
- 1 e 1/2 colher(es) de chá de baunilha
- 2 colher(es) de sopa de rum
- 1/4 colher(es) de chá de sal
- 2 colher(es) de sopa de maisena
- 3 colher(es) de sopa de farinha branca
- 4 gemas
- 1/2 xícara(s) de chá de açúcar demerara
- 2 e 1/2 xícara(s) de chá de leite
- 12 bananas descascadas e cortadas em rodelas
Como Fazer Torta de Banana com Creme de Rum e Canela
Massa
Bata o biscoito com a castanha no processador de alimentos até tornar-se uma farinha. Coloque em uma bacia, junte a farinha de trigo integral e a manteiga e misture com a ponta dos dedos.
Em uma fôrma redonda de borda rendada e fundo removível com 30 cm de diâmetro e 3 cm de altura untada, pressione a massa com as costas de uma colher para que fique bem lisa. Fortaleça primeiramente as bordas e depois alise o centro da torta.
Recheio
Bata o requeijão, a ricota, o açúcar e os ovos no liquidificador até ficar um creme homogêneo e espesso. Coloque sobre a massa da torta e asse em forno preaquecido a 180°C por 20 minutos.
Finalização
Prepare um creme de rum: cozinhe o leite e a metade do açúcar em uma panela por 5 minutos. Separe.
Coloque as gemas na batedeira e bata por um minuto, depois adicione o restante do açúcar pouco a pouco e continue batendo até ficar uma cor esbranquiçada e cremosa. Isto deve demorar no máximo 5 minutos. Separadamente misture a farinha branca, o sal marinho e a maisena.
Diminua a rotação da batedeira e coloque a mistura da farinha aos poucos. Após a mistura estar completamente homogênea, desligue a batedeira e misture o leite lentamente com uma colher de pau. Leve para o cozimento em fogo baixo e mexa constantemente com uma colher de pau.
Depois de ferver, continue cozinhando por mais um minuto, mexendo sempre. Remova do fogo e acrescente o rum e a baunilha. Deixe esfriar. Misture o creme frio com as rodelas de banana e coloque sobre a torta. Polvilhe com canela e sirva.
Cozido de Batata Doce com Linguiça
Bacalhau ao Molho de Pimenta
Panqueca sem Farinha
Escabeche de Sardinhas