Apesar de deliciosos, os caldos de carne industrializados, bem como os de outros sabores, são ricos em sódio, aditivos e gorduras. Substâncias que são prejudiciais à saúde.
Para proteger o seu organismo, mas, mesmo assim, continuar a fazer receitas saborosas em casa, faça o seu próprio caldo de carne!
Além de muito mais saudável, a caldo caseiro rende muito mais, dilui muito mais rapidamente e pode contar com os ingredientes que você mais gosta.
A receita abaixo é um padrão para os caldos de carne, mas, se desejar, é possível retirar ou adicionar ingredientes que vão à fervura. Veja só
Ingredientes
1kg de músculo ou outra carne de 2ª com pouca gordura
3 litros de água
3 cenouras grandes, descascadas e em rodelas
2 talos de salsão picados
2 cebolas grandes picadas
2 alhos-porós fatiados
2 folhas de louro
1 maço de cebolinha e 1 maço de salsinha amarrados com barbante
2 dentes de alho inteiros
Pimenta do reino a gosto
1 fio de azeite
Modo de Preparo
Em uma panela de pressão, doure a carne no azeite por todos os lados. Deixe a carne cozinhar até não estar mais crua no meio – não precisa estar molinha, como se fosse consumir.
Em seguida, adicione todos os outros ingredientes e leve ao fogo. Após adquirir pressão, deixe cozinhar por 1h.
Passe o cozido por uma peneira e deixe o caldo esfriar. Com ajuda de uma colher, retire qualquer vestígio de gordura que solidificar em cima do caldo.
Depois é só guardar em forminhas de gelo ou pequenos potinhos e congelar. Para usar, basta adicionar à receita desejada e ele derreterá rapidamente!
Se quiser, pode colocar sal no caldo. Porém, é mais útil não adicionar, já que a quantidade de sal para cada receita poderá variar!
Cozido de Batata Doce com Linguiça
Bacalhau ao Molho de Pimenta
Panqueca sem Farinha
Escabeche de Sardinhas