Sim, ele é grande, mas não é massudo. É crocante e sequinho. Todo recheado com peixe desfiado e bem temperado. Se é o melhor da Bahia, ainda não posso dizer, mas, dos que já provei, vence facilmente. E tem a vantagem de poder ser acompanhado de uma bela caipirinha de siriguela, que faz toda a diferença.
Ingredientes
-
15g de tempero completo
-
3/4 de cebola picada
-
1 pitada de pimenta-do-reino moída
-
1 pitada de pimenta calabresa em conserva
-
1 pitada de açafrão em pó
-
1 pitada de pimenta malagueta em pó
-
1 pitada de orégano
-
Manjericão, alecrim, hortelã, coentro picados a gosto
-
300g de filé de Jaú (ou surubim ou sidalgo) cozido e passado pela peneira
-
20ml de leite de coco
-
1/2 colher (sopa) de margarina
-
1 gema
-
1 clara batida em neve
-
1 fio de azeite
-
150g de muçarela cortada em cubinhos
Modo de Preparo
- Coloque num processador 15g de tempero completo, ¾ de cebola picada, 1 pitada de pimenta-do-reino moída, 1 pitada de pimenta calabresa em conserva, 1 pitada de açafrão em pó, 1 pitada de pimenta malagueta em pó, 1 pitada de orégano, manjericão, alecrim, hortelã, coentro picados a gosto e triture bem.
- Numa tigela, coloque 300g de filé de Jaú (ou surubim ou sidalgo) cozido e passado pela peneira, 20 ml de leite de coco, ½ colher (sopa) de margarina, 1 gema, 1 clara batida em neve, 1 fio de azeite e misture bem com as mãos. Adicione os temperos (triturado acima) e misture.
- – Com as mãos, pegue pequenas porções de massa, abra na palma da mão, coloque um cubo de muçarela e modele formando um bolinho. Frite os bolinhos em óleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida com limão e molho rosé.
Cozido de Batata Doce com Linguiça
Bacalhau ao Molho de Pimenta
Panqueca sem Farinha
Escabeche de Sardinhas