Algo que me encanta na elaboração dos alimentos, são os processos, as diversas formas, texturas e sabores que podemos conseguir, a partir de uma matéria prima. A mandioca, é uma raiz com essa capacidade fantástica de gerar subprodutos que dão origem a pratos surpreendentes.
Para fazer a farinha de mandioca, essencial na culinária nordestina, a raiz é ralada e espremida, dando origem a um líquido, que decantado gera uma pasta chamada de goma de mandioca. Seca ao sol, dá origem ao polvilho , que vamos usar nessa receita de tapioca.
Ingredientes
Goma de mandioca (ou massa para tapioca)
Charque ou carne-seca desfiada e já dessalgada;
Queijo mussarela
½ cebola picadinha;
Um fio de azeite
Modo de Preparo
Primeiro que tudo, dessalgue a carne seca, depois cozinhe até ficar molinha e depois desfie. Refogue o charque desfiado com a cebola picadinha e um fio de azeite, faça isso por uns 04 minutinhos.
Agora pegue uma frigideira grande, leve ao fogo baixinho (esse é o segredo!!) e coloque a goma de mandioca, procure espalhar em círculo, não deixando nenhuma parte mais grossa que a outra, como mostra a foto. Espere ela fica um pouquinho durinha (levanta com uma espátula). Coloque na metade dela um pouco do charque desfiado, acrescente a mussarela que pode ser picadinho ou não, e feche na metade, como uma meia lua.
Deixe assar um pouquinho mais e vire com cuidado o outro lado para dourar por igual. Pronto! Repita o processo para fazer quantas tapiocas desejar.
Viu como é fácil ?
Cozido de Batata Doce com Linguiça
Bacalhau ao Molho de Pimenta
Panqueca sem Farinha
Escabeche de Sardinhas