O maxixe não é muito consumido no centro-sul do país, mas é uma hortaliça muito utilizada na culinária do norte. É originário da Africa e é uma cucurbitácea, da mesma família das abóboras, pepinos e melancia. Pode ser preparado cozido, refogadinho, farofas. A maxixada é um prato típico do nordeste.
Fonte de sais minerais como o zinco e com poucas calorias. Devem estar firmes, verdes, ser raspado. Devem ser utilizados rapidamente depois de colhido, comprado, com três dias começam a amarelar.
Ingredientes
- 50 Grama(s) de margarina
- 500 Grama(s) de maxixes
- 3 Unidade(s) de dentes de alho picados
- 1/2 Unidade(s) de cebola pequena picada
- 500 Grama(s) de carne moída
- 1/4 Unidade(s) de pimentão verde picado
- 1/4 Unidade(s) de pimentão vermelho
- 1 Unidade(s) de tomate picado
- 1 Colher(es) de Sopa de extrato de tomate
- 1 Sachê(s) de caldo de carne
- 1 Colher(es) de Café de colorau
- Sal e pimenta à gosto
- 1/4 Xícara(s) de cheiro verde picado
Modo de Preparo
Limpe os maxixes raspando a superfície da casca até que fiquem lisos. Corte cada um em oito partes e reserve.
Aqueça uma panela, adicione a margarina, acrescente o alho, a cebola e refogue até dourar. Coloque a carne, espalhando-a bem e deixe que frite sem mexer. Quando dourar vire a carne e deixe que frite novamente (assim a carne não soltará água). Adicione os pimentões, o tomate, o extrato de tomate, o caldo de carne, o colorau, o sal e a pimenta e refogue por 1 minuto. Junte os maxixes, misture bem e deixe em fogo médio, mexendo de vez em quando, até cozimento dos legumes. Desligue o fogo, acrescente o cheiro-verde, corrija o sal e sirva com arroz branco e uma refrescante salada de folhas verdes.
Cozido de Batata Doce com Linguiça
Bacalhau ao Molho de Pimenta
Panqueca sem Farinha
Escabeche de Sardinhas