Taioba! Quem a conhece, em geral tem uma relação de amor com ela. Já foi verdura comum nos almoços de família em muitas cidades brasileira. Mas vem caindo no esquecimento, apesar dessa hortaliça ter grande potencial produtivo. A taioba cresce como mato em algumas cidade do Brasil. Muita gente não colhe por não saber identificar a folha comestível pois há dois tipos de taioba a boa e a ruim não comestível e não encontra para comprar na feira. Hoje é a vez deste pão de taioba, com cara e textura rústicas.
Ingredientes
600g de farinha de trigo (uso 3 1/2 xícaras de farinha branca + 1 1/2 xícaras de farinha integral)
10g de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar
1 ovo
1/2 xícara de taioba cozida e bem escorrida
1 xícara da água escorrida da taioba (aproximadamente)
1 colher (chá) de sal
farinha de trigo para polvilhar
mais um ovo para o acabamento (opcional)
Modo de Preparo do Pão de Taioba
Lave as folhas de taioba. Retire e descarte os talos e os veios grossos.Ferva um pouco de água e branqueie as folhas de taioba, colocando-as na água fervente por cerca de 2 minutos. Descarte a água. Transfira a taioba para uma peneira sobre um copo e prense as folhas para escorrer o líquido. Reserve ambos. Em uma tigela grande, misture as farinhas, o fermento e o açúcar. Junte o ovo, a taioba e a água que escorreu dela. Misture os ingredientes e só depois acrescente o sal. Se necessário, coloque mais água até conseguir uma massa homogênea. O ponto ideal é quando a massa está fácil de manusear, um pouco grudenta, mas soltando das mãos. Sove vigorosamente por pelo menos 5 minutos. Faca uma bola, cubra com um pano de prato úmido e deixe crescer em local abrigado por cerca 30 minutos. Em dias frios, aumente esse tempo até a massa dobrar de tamanho.
Após esse passo, posicione a massa e molde como preferir, colocando-a em uma assadeira polvilhada com farinha e cobrindo novamente. Deixe crescer de novo por mais 30 minutos. Se estiver frio, vale a regra do crescimento anterior. Preaqueça o forno a 230°C.
Pincele a massa crescida com ovo batido e faça cortes superficiais; eles ajudarão no crescimento do pão.
Salpique o que for da sua vontade. Eu usei semente de girassol e queijo parmesão. No próximo, colocarei bacon em cima e na massa. Leve ao forno preaquecido. Passados 15 minutos, diminua a temperatura para 200°C e asse até a casca começar a dourar.
Retire o pão de taioba do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
Cozido de Batata Doce com Linguiça
Bacalhau ao Molho de Pimenta
Panqueca sem Farinha
Escabeche de Sardinhas