É habitual se rechear abóboras morangas com camarão ou com carne seca. Mas optamos por uma composição vegetariana muito interessante e com sabor surpreendente. Os cogumelos ocuparam o lugar de honra da receita e deram um show.
Ingredientes
Recheio:
2 bandejas de cogumelos portobelo cortados ao meio (ele não eram muito grandes)
1 cebola média picada.
3 dentes de alho.
Ramos de tomilho fresco.
Salsinha e cebolinha picadas (cerca de uma xícara).
150g de pistaches salgados descascados.
1 vidro de pimenta biquinho em conserva.
Modo de Preparo
A primeira operação é abrir a moranga fazendo uma tampa e retirar as sementes e o “bagaço”, preservando ao máximo a poupa. Por dentro um pouco de sal, por fora umas pinceladas de azeite de oliva e, embrulhada em papel alumínio a moranga vai para o forno. Dependendo do tamanho, pode levar uma hora até que a polpa fique macia como se deseja.
Enquanto a moranga assa preparamos o recheio.
Primeiro refogamos a cebola e o alho e logo entram os cogumelos. Usamos porto
belo, mas pode-se usar todos os outros tipos juntos ou separados, mas cuidado com o cogumelo paris (o champignon) que solta muita água. Detalhe importante: os cogumelos, não importa o tipo, não devem ser lavados e sim, limpos com um pincel, de preferência, ou um bom pano de prato. Desta forma eles não soltam água.
Com os fungos bem dourados acrescentamos os pistaches, a pimenta biquinho (sem o líquido da conserva) e logo a seguir um copo de requeijão de boa qualidade. Finalize com o tomilho, a cebolinha e a salsinha. Pronto o recheio!
Quando a moranga estiver no ponto, espalhe requeijão nas suas paredes, acrescente o recheio e leve de volta ao forno por alguns minutos (uns 10 é suficiente), mas agora sem papel alumínio. Antes de servir use uma colher grande para soltar a polpa da moranga e incorporá-la ao recheio.
Por si só já é uma refeição completa, mas pode-se servir com arroz e uma boa salada.
Cozido de Batata Doce com Linguiça
Bacalhau ao Molho de Pimenta
Panqueca sem Farinha
Escabeche de Sardinhas