Para os apreciadores da boa comida nordestina. O que não pode faltar é uma boa galinha de capoeira. Este é um dos pratos mais genuínos do Nordeste, tradicionalmente feito na maioria das casas dos Nordestinos.
É assinalado pela sabedoria e crença popular como a iguaria que ajuda a mulher a se recuperar após o parto, acompanhado de angu também chamado, em algumas regiões do país, como polenta, ou com pirão, feito com a base de seu próprio caldo.
A galinha de capoeira é famosa não apenas pelo sabor, mas por dar sustância e energia. O tempero paraibano faz toda a diferença na hora de preparar a receita: é simples de fazer, não tem segredo.
Ingredientes
1 galinha, de mais ou menos 2kg, cortada nas juntas
1 colher de óleo
5 dentes de alho esmagados
2 cebolas médias picadas
1 tomate maduro picado
1 pimentão verde
Pimenta do reino com cominho
2 colheres de colorau (colorífico)
1 maço de coentro com cebolinha verde
Água quente
Sal a gosto
Modo de Preparo
Em uma panela de pressão coloque o óleo, o alho e a cebola e refogue até dourar um pouco. Acrescente o pimentão, o tomate, a pimenta com cominho, o colorífico e metade do maço de coentro com cebolinha verde; misture bem e acrescente os pedaços da galinha e refogue até selar a carne junto com os temperos. Adicione água quente até cobrir a carne e coloque o sal a seu gosto. Deixe na panela de pressão de 25 a 30 minutos. Tire a pressão e adicione a outra metade do maço de coentro. E sirva bem quentinha.
Dica: Esta receita na panela de pressão só funciona para galinha que tem a carne dura caipira, vermelha etc.
Cozido de Batata Doce com Linguiça
Bacalhau ao Molho de Pimenta
Panqueca sem Farinha
Escabeche de Sardinhas