As comidas do nordeste revelam fortemente em suas receitas e sabores, uma vasta e rica mistura de influências intimamente ligadas à sua formação e própria história.
Habitada originalmente pelos índios, com a chegada dos portugueses e outros povos como os franceses e holandeses, a culinária nordestina revela uma verdadeira miscigenação gastronômica, misturando temperos e aromas típicos dos povos africanos e chegando até mesmo aos da cozinha europeia inglesa, por exemplo.
Ingredientes
- 1 galinha ou frango vivo (cerca de 2 kg)
- 4 colheres (sopa) de vinagre
- 1 cebola grande picada
- 2 colheres (sopa) de coentro picado
- 1/2 colher (chá) de cominho
- 2 dentes de alho amassados
- 1/2 colher (chá) de pimenta do reino
- Sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de banha
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo.
Modo de Preparo
- Coloque vinagre em um prato, sangre a galinha cortando-a no pescoço e deixe o sangue cair no prato com vinagre; reserve o sangue.
- Depene a galinha, passe levemente sobre a chama do fogão para tirar o resto da penugem, abra a galinha, corte em pedaços, lave com bastante limão, enxugue os pedaços, coloque em uma tigela, tempere com cebola, coentro, cominho, alho, pimenta, sal e deixe descansar por cerca de 2 horas.
- Em uma panela, coloque banha, aqueça em fogo alto, junte pedaços da galinha com temperos, refogue até ficarem dourados, regue com água quente e cozinhe até ficarem macios.
- À parte, dissolva farinha de trigo em um pouco de água, junte o sangue reservado, mexa bem, despeje sobre a galinha com o molho fervente, tampe a panela e cozinhe por cerca de 1 minuto.
- Tire do fogo, passe para uma prato de servir e leve imediatamente à mesa, acompanhada de arroz branco.
Cozido de Batata Doce com Linguiça
Bacalhau ao Molho de Pimenta
Panqueca sem Farinha
Escabeche de Sardinhas