Aves, Receitas Nordestinas

Frango com Quiabo e Amendoim

A receita que escolhi fazer para vocês é o preparo de um frango com quiabo e amendoim, que comi pela primeira vez na casa da minha tia, quando tinha uns sete ou oito anos de idade. Achei o máximo a combinação inusitada de frango com quiabo e amendoim , e nunca mais esqueci.

Ingredientes

  1. 1 frango, de preferência caipira, de aproximadamente 1,5 kg
  2. 2 colheres de sopa de vinagre (se o frango for caipira)
  3. 1 colher (sopa) de sal
  4. 1 dente de alho pequeno, picadinho
  5. 1/4 de colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
  6. 1 colher (sopa) de colorau
  7. 1 colher (sopa) de cheiro verde (salsinha, cebolinha e coentro picados)
  8. 1 colher (sopa) de óleo
  9. 1 colher (chá) de vinagre
  10. 1/2 xícara de cebola em rodelas bem finas
  11. 1/3 de xícara (chá) de amendoim torrado, sem pele
  12. 500 g de quiabo, cortado em rodelas de cerca de 1 cm
  13. 2 colheres de sopa de salsinha e coentro picados, para guarnecer
  14. 1 colher (sopa) de óleo
  15. 2 xícaras (chá) de caldo de frango ou água, aproximadamente
  16. 1 colher (sopa) de azeite
  17. 1 tomate maduro picado
  18. sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Se o frango for caipira, esfregue as 2 colheres de vinagre nos pedaços e em seguida despeje água fervente suficiente para cobrir. Escorra em seguida, enxágue e seque com papel toalha.

Faça uma pasta com o sal, o alho, a pimenta-do-reino e o cheiro verde (esmague tudo contra a tábua, com a ponta da faca).

Misture a pasta com o colorau, o óleo, o vinagre e a cebola. Tempere o frango com essa mistura e deixe na geladeira de um dia para o outro para tomar gosto, ou pelo menos por umas 3 horas.

Aqueça a segunda colher de sopa de óleo em uma panela grande de fundo grosso, de preferência de ferro. Junte o frango e vá refogando aos poucos, em fogo médio-alto, até que os pedaços estejam bem dourados de todos os lados (se estiver fazendo os miúdos também, reserve o fígado para acrescentar quando o frango já estiver quase cozido).

Aqueça o caldo de frango ou água e junte cerca de 1/4 de xícara à panela. Tampe e cozinhe, pingando o líquido aos poucos na panela conforme for secando e mexendo de vez em quando, até que o frango esteja bem cozido (o que levará de 1 a 2 horas, dependendo da maciez do frango escolhido). O frango deve ficar bem “caldeado” (com bastante caldo), mas não como uma sopa!

Enquanto isso, aqueça bem o azeite numa frigideira pesada. Salpique o quiabo com um pouco de sal e refogue em fogo alto, mexendo de vez em quando, até ficar quase pronto. Divida em duas ou três levas, para que não junte água na panela e forme muita baba. Por fim, ponha todo o quiabo de volta na frigideira e junte o tomate. Refogue, ainda em fogo algo, até o tomate começar a desmanchar e o quiabo ficar macio. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Junte o quiabo e o amendoim ao frango. Mexa com cuidado para o frango não despedaçar. Ajuste o tempero. Polvilhe com o cheiro verde e sirva, acompanhado de arroz ou polenta.

frango-com-quiabo-e-amendoim

You might also like

Deixe um comentário