Como baiana, terra da melhor farinha de mandioca, por muitos anos, eu nunca dei muita bola pra farofa. Que dizer, eu gostava e tal, sempre comia em churrascos, mas se ela não estivesse presente na mesa, não sentiria falta. Vale ressaltar que eu nunca havia comido farofa de cuscuz, os meus filhos são paulista mas adoram farinha e farofa também, e assim como eu adoraram essa farofa de cuscuz com tripas frita.
Eles são loucos apaixonado pela iguaria, em todas as suas vertentes: com ovo, calabresa, pura, minha mãe conta que na Bahia as pessoas comem a farinha, fazendo um bolo com a mão e lançando em tiro certeiro rumo à boca kkkkk. Não é pra qualquer um, tem que ter muita técnica.
Ingredientes
2 xícaras de massa para cuscuz
1 xícara de água
1 colher de chá de sal
1 quilo de tripas de boi
1 limão
sal a gosto
meia xícara de óleo
1 colher de manteiga
Modo de Preparo
Prepare o cuscuz conforme manda a embalagem. Para duas xícaras de massa, hidrate com uma de água. Coloque o sal e misture bem para que toda a massa fique úmida. Cubra e deixe descansar por meia hora. Coloque a massa na cuscuzeira e leve ao fogo até que esteja fofinho (uns 20 minutos depois que a água começa a ferver) Esfarele todo o cuscuz numa vasilha e reserve.
Ferva as tripas cortadas em pedacinhos e com água e limão tempere com o sal e frite a seu gosto com o óleo depois de frita adicione a manteiga deixa derreter e adicione o cuscuz esfarelado misture tudo e sirva. Você pode servir acompanhado de mandioca cozida.
Cozido de Batata Doce com Linguiça
Bacalhau ao Molho de Pimenta
Panqueca sem Farinha
Escabeche de Sardinhas