Lanches

Creme de Avelã Caseiro

Sabe aquele creme de avelã que é febre em todo o mundo? Isso, aquele mesmo que fica bom em panquecas, bolos, cupcakes, no pãozinho e até mesmo puro, de colherada!

Então, esse creme dá pra fazer em casa, sabia? Com alguns ingredientes e um pouquinho de tempo, você obtém um creme delicioso, consistente e irresistível.

Além de ser mais barato, a receita abaixo rede muito mais, resulta em um pote de 400g, em média. Vamos fazer?

Ingredientes

2 xícaras de avelãs tostadas e sem casca
1/2 xícara de açúcar refinado
1 pitada de sal
1 xícara de chocolate meio amargo ou amargo picado
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional, mas muito saboroso1)
2 colheres de sopa rasas de óleo (pode ser de soja, girassol, milho… não utilize azeite pois tem gosto muito forte)

Modo de Preparo

Caso não encontre avelãs tostadas e sem casca para comprar, faça você mesmo o preparo. Disponha as avelãs em uma forma, de modo que não fique uma avelã sobre a outra.
Coloque as avelãs no forno para tostar em fogo médio. Estará bom quando as cascas começarem a sair facilmente com os dedos (cerca de 15 minutos).
Coloque as avelãs em um pano limpo e esfregue uma contra as outras, assim as peles sairão quase completamente. Alguns resíduos sobrarão, mas você pode utilizar sem medo.
Agora é hora de começar a receita: com as avelãs recém-descascadas e ainda quentinhas, bata-as no processador até fazer uma farofa.
Acrescente, então, o açúcar e a pitadinha de sal até começar a obter uma textura de massa homogênea. Reserve.
Derreta em banho maria, em outro recipiente, o chocolate com as duas colheres de óleo. Assim que derreter, adicione a baunilha e misture.
Volte ao processador e adicione a mistura de chocolate à massa de avelãs. Processe até se misturarem por completo.
Coloque o creme em um recipiente tampado e espere esfriar por completo para adquirir a textura do original. Assim como o creme de avelã comprado no mercado, se você guardar na geladeira, ficará duro demais!

creme-de-avela-caseiro

You might also like

Deixe um comentário