Lanches, Receitas Nordestinas

Coxinha de Taioba com Carne Seca

Considere apenas que adaptei a técnica. Conheci o prato quando dei umas folhas de taioba para minha vizinha e depois ela me chamou para comer o que tinha feito. Fiquei encantada com as coxinhas cozidas e fritas servidas com recheio de carne seca, além de um suco delicioso e geladinho. Ummmmm, em fim.

Ela só me explicou mais ou menos como eram feitas, que usava farinha de trigo pra da liga. Perguntei o nome e ela disse baixinho, coxinha. Cheguei aqui e fui procurar por todas as variações, para o que tinha entendido. Cheguei a conclusão que posso colocar qualquer recheio, mais a de carne seca é a melhor.

Ingredientes

– 200g de purê de Taioba

– 140g de farinha de trigo

– 100g de manteiga

– 100g de carne seca cozida e desfiada

– 1 cebola roxa

– sal e pimenta a gosto

– Catupiry a gosto

– Farinha Panko

– óleo para fritura

Modo de Preparo

O purê de taioba já foi passado aqui no Blog . Para transformá-lo em massa de coxinha, basta derreter a manteiga em uma panela, adicionar a farinha de trigo para fazer um purê e depois de alguns minutos de cozimento, juntar o purê de taioba. Misture bem essa mistura, retire do fogo e deixe esfriar.

Refogue a carne seca na cebola e tempere a gosto. Deixe esfriar.

Recheie a coxinha de taioba com carne seca e modele da forma tradicional, com uma porção de Catupiry no meio. Empane cada coxinha na farinha de rosca e reserve na geladeira por no mínimo meia hora. É importante manter a coxinha bem refrigerada para que não rache na hora de fritar. Frite cada coxinha por vez, em óleo não muito quente, até dourar.

Coxinha de taioba com carne seca

You might also like

Deixe um comentário