Receitas Nordestinas

Costelinha na Cachaça com Angú e Taioba

Essa receita contém duas ousadias. Em primeiro lugar é o uso da Taioba, uma planta muito interessante, mas nada comercial. Tanto suas raízes, como os talos e as delicadas e enormes folhas podem ser usadas. Aqui estamos abusando das suas folhas. Vamos la.

Ingredientes

1 kg de costelinha de porco
2 litros de água
200 ml de suco de limão
200 ml de cachaça de boa qualidade
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres de sopa de bacon
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 cenoura cortada em cubinhos
100 ml de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de colorau
6 tomates sem pele e sem sementes, picados em cubos
2 cubos de caldo de frango
2 colheres de sopa de uva passa

Taioba:

1 a 2 folhas de taioba (dependendo do tamanho)

água o suficiente para aferventar a taioba

3 dentes de alho

2 colheres (sopa) de óleo

sal a gosto

Modo de Preparo

Corte as costelinhas em pedaços individuais. Em uma panela, coloque a água e, quando estiver fervendo, acrescente a cachaça, o suco de limão e as costelinhas. Deixe ferver por 1 minuto apenas. Escorra a água das costelinhas e reserve.
Numa panela, de preferência de ferro, frite o bacon para liberar a gordura; coloque as costelinhas, lado a lado, e acrescente sal e pimenta do reino a gosto. Deixe fritar por alguns minutos e vire para tostar também o outro lado.
Retire as costelinhas da panela e reserve. Escorra boa parte da gordura que está na panela e volte ela para o fogo. Acrescente o alho, a cebola e a cenoura. Mexa a mistura com uma colher até que ela libere um pouco de líquido. Coloque o colorau e continue mexendo. Jogue o tomate e deixe liberar mais um pouco de líquido. Acrescente o vinagre balsâmico e os 2 cubos de caldo de frango e mexa mais um pouco.
Coloque as costelinhas lado a lado em uma forma refratária, jogue por cima os ingredientes misturados na panela e salpique uvas passas. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 1h30m.
Sirva com angu e taioba refogada:

Como fazer a taioba:

Lave as folhas da taioba, extraia as nervuras e corte-as em tirinhas, como se fosse couve.

Coloque a taioba já cortadinha em uma panela com água e deixe dar uma leve fervura. Escorra toda água. Coloque em uma frigideira um pouco de óleo, tempero e refogue o alho amassado. Coloque a taioba, espere refogar, mexa e abafe-a com a tampa da panela para cozinhar um pouco. Verifique o sal e pronto.

Costelinha na Cachaça, com Angú e Taioba

You might also like

Deixe um comentário