É tempo de tirar a poeira dos cadernos de receitas e resgatar aquela sobremesa especial que já atravessa gerações. Com esse objetivo, lançamos aqui mais uma receita de família, uma criação da minha avó, a qual assina como Bolotone de Natal. O bolo de frutas expressa elegância e simplicidade, como uma mensagem para as famílias. Alem de representar a paz e a doçura que deve permear os relacionamentos.
Ingredientes
– 3 ovos
– 200 gramas de farinha de trigo com fermento
– 150 ml de óleo de soja
– 1 copo de iogurte natural integral
– 1 colher de sopa de fermento químico
– 250 gramas de açúcar refinado
– 1 colher de sopa de essência de panetone
– açúcar de confeiteiro a gosto
– 200 gramas de frutas cristalizadas
Modo de Preparo
No liquidificador, bata os ovos, o óleo e o iogurte. Bata um pouco e, com o liquidificador ainda ligado, adicione o açúcar refinado com cuidado. Bata por três minutos. Acrescente a farinha de trigo aos poucos. Se preciso, utilize uma colher ou espatula para mexer no liquidificador, com cuidado. Coloque o fermento. Quando a massa estiver homogênea, desligue o liquidificador.
Unte com farinha de trigo uma assadeira redonda com buraco no meio e despeje a massa. Passe as frutas cristalizadas na farinha e jogue pela massa. Adicione a essência de panetone. Misture com a ajuda de uma colher, dando somente de duas a três voltas na forma ou até que as frutas desapareçam. Esse procedimento fará com que as frutas não se concentrem no fundo da forma e fiquem espalhadas por todo o bolo.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por até 40 minutos. Desinforme o bolo. Salpique açúcar de confeiteiro utilizando uma peneira e decore o bolo com mais frutas cristalizadas.
Cozido de Batata Doce com Linguiça
Bacalhau ao Molho de Pimenta
Panqueca sem Farinha
Escabeche de Sardinhas