Peixes, Salgados

Bolinho de Bacalhau Assado

Apesar de peixe ser um alimento leve, a forma como ele é preparado pode resultar num prato não tão saudável assim, não é mesmo?

O bolinho de bacalhau, por exemplo, apesar de ser uma delícia, não é uma iguaria que pode ser consumida com tanta frequência, já é feito em fritura por imersão.

Mas como (quase) tudo nessa vida tem saída, trouxemos para você uma solução para comer o tão delicioso petisco português sem culpa: o bolinho de bacalhau assado!

O modo de preparo é bastante similar ao frito e o rendimento é idêntico. Só que nessa opção não há azia, nem prejuízo pra saúde. Bom demais, né?

Arregace as mangas e vamos à cozinha:

Ingredientes

1 xícara de chá de batata cozida e amassada
2 xícaras de chá de bacalhau dessalgado e desfiado
2 colheres de sopa de cebola ralada ou bem picadinha\
2 claras de ovos (sem gemas)
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1/3 xícara de azeitonas pretas bem picadinhas
Sal e temperos a gosto

Modo de Preparo

Caso você não saiba dessalgar bacalhau, faça o seguinte procedimento: coloque as postas ou lascas em um recipiente fundo e cubra com água gelada. Adicione cerca de 10 pedras de gelo.
Tampe o recipiente muito bem, reforce com papel filme – isso evita qualquer odor – e deixe na geladeira por 3h. Depois desse tempo, troque a água, repetindo o processo do gelo e do fechamento.
Deixe por mais 3h na geladeira, retire a água novamente, escorrendo com ajuda de uma peneira ou escorredor. Agora está pronto para o uso, basta desfiar (com as mãos).
Com o bacalhau já desfiado, misture aos demais ingredientes, exceto o azeite. Amasse com as mãos, integrando todos os ingredientes. Uma boa dica é usar salsinha fresco como tempero!
Com a massa bastante maciça, faça bolinhas ou bolinhos em formato de croquete. Coloque-os em uma forma antiaderente, pincele o azeite sobre os bolinhos (sem excessos) e leve para assar em forno médio.
Quando estiverem dourados, é só retirar do forno e servir!

bolinho-de-bacalhau-assado

You might also like

Deixe um comentário