Pudim aerado é uma unanimidade. Há quem não adore comer pudim? Mas, basta perguntar como cada um prefere o seu que começa a confusão. Com furinho e doce de leite, diz um. Com gemas e leite condensado, fala outro. Pudim é menos consenso do que se pensa.
Aqui vou ensinar vocês a preparar o que eu considero a receita de pudim ideal. Ele tem furinhos, é feito em banho-maria no forno e leva leite e leite condensado. É simples de fazer e fica delicioso. A receita foi feita com muito carinho pra vocês se deliciarem.
Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 lata de leite (Use a lata de leite condensado como medida)
3 gemas
3 claras
1 colher (café) de essência de baunilha
Calda:
1 xícara de açúcar
1/4 de xícara de água
Modo de Preparo Pudim Aerado
Calda:
Em uma panela, coloque o açúcar e leve ao fogo médio até derreter e dourar. Em seguida baixe o fogo e vá colocando a água aos poucos e mexendo sem parar.
Vai formar alguns torrões de açúcar, então você deve mexe bastante até derreter. Depois que os torrões de açúcar derreterem bem, desligue o fogo e coloque a calda num recipiente.
A calda vai estar bem liquida, mas depois que esfriar ela vai ficar bem cremosa. Quando a calda estiver bem fria, caramelize a forma do pudim.
Pudim:
Bata as claras em neve e reserve. No liquidificado, coloque o leite condensado, as gemas, o leite e a essência de baunilha.
Bata por 2 minutos e despeje em uma tigela.
Vá colocando as claras em neve e misturando delicadamente até agregar. Despeje a mistura na forma caramelada.
Leve para assar em forno pré-aquecido, 180ºC, no banho maria por cerca de 1 hora e 20 minutos. Desenforme e leve para a geladeira por 3 horas.
Cozido de Batata Doce com Linguiça
Bacalhau ao Molho de Pimenta
Panqueca sem Farinha
Escabeche de Sardinhas