Receitas Nordestinas

Língua com Jiló

Nessa receita a língua está acompanhada por um dos seus grandes concorrentes no campeonato da rejeição nacional! O jiló. Provocação? Não. Nada disso. Para os que gostam a combinação é perfeita.
A untuosidade da carne é amenizada pelo amargor do jiló. Super macia, belíssimo molho apurado por horas, servida com arroz branco tudo de bom.

Ingredientes

1 peça de língua bovina
500ml de caldo de carne
1 colher de farinha de trigo
12 jilós verdinhos e frescos cortados a metades
1 cebola grande cortada em tirinhas
2 dentes de alho amassados
2 colheres de polpa de tomate
1 galho de manjericão
Salsinha qb
Azeite de oliva qb
Sal qb

Modo de Preparo

Coloco a língua na panela de pressão bem coberta com água, sem nenhum tempero e deixo cozinhando em fogo baixo por 45 minutos a 1 hora, marcados depois que pegar pressão. Confiro a textura. Se necessário deixo um pouco mais de tempo.
Retiro a pele que recobre a língua e as partes com excessos de tecido gorduroso. Corto fatias de 0,5cm e reservo.

Numa boa panela adiciono um traço de azeite e o alho. Entro com os filézinhos de língua e refogue bem, salpico com o trigo e deixo refogar mais um pouco. Junto a cebola, a polpa de tomate, o vinho, o caldo de carne e o galho de manjericão e deixo apurar em fogo baixo. Enquanto apura o molho, salteio os jilós com azeite e sal até ficarem macios.

Depois do molho apurado ajusto o sal, salpico com salsa picada, arranjo um leque de jilós nos pratos e arranjo alguns filézinhos de língua com molho e as conchas de cebolas.

Língua com Jiló

You might also like

Deixe um comentário