Molho de tomate, é um item básico aqui em casa. Quando eu era mais nova e ainda morava com meus pais, eles faziam panelões de molho de tomate e aquele cheirinho invadia a casa. Era muito gostoso.
Eu nunca tinha o hábito de fazer aqui em casa. Achava trabalhoso e realmente nem tentava. A receita da minha mãe era meio chata mesmo e eu que sou muito prática na cozinha, nem pensava em fazer por aqui. Então eu tentava achar nos mercados molhos mais naturais, mas eles sempre eram bem carinhos!
Até que, em um dia criativo, resolvi criar uma receita que alguns de vocês já devem até conhecer. Rápida e prática, como a vida saudável deve ser! Ficou curiosa? Confere aí!
Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola finamente picada
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa pasta de tomate
1 e 1/2 kg de tomate maduro
2 colheres (sopa) de massa de tomate
1 colher (chá) de orégano
2 folhas de louro secas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de manjericão fresco picado
Modo de Preparo
Retire a pele do tomate e pique em pedacinhos bem pequenos. Reserve. Coloque o azeite em uma frigideira e leve ao fogo para aquecer. Adicione a cebola picada e refogue até ficar transparente. Acrescente o alho e refogue rapidamente sem deixar dourar. Junte o tomate picadinho, a massa de tomate, as folhas de louro, o sal, a pimenta-do-reino e o orégano. Cozinhe, com a frigideira tampada, por 30 minutos em fogo baixinho. Retire do fogo, adicione o manjericão fresco e mexa. Remova as folhas de louro.
Dica: Pode ser conservador na geladeira por 3 dias ou manter congelado no freezer por até 3 meses.
Cozido de Batata Doce com Linguiça
Bacalhau ao Molho de Pimenta
Panqueca sem Farinha
Escabeche de Sardinhas