Você sabia que fazer sushi em casa é mais econômico que comer em restaurantes? Até mesmo se forem em restaurantes por kg. Mesmo gastando um pouquinho mais, ou a mesma quantia que você está habituado a pagar quando deseja comer sushis, fazer em casa rende muito mais unidades.
E, claro, fico do jeitinho que você mais gosta: com mais arroz do que recheio, com mais recheio que arroz, sem wasabi, com cream cheese. Enfim, como preferir.
E não precisa ter medo, viu? Muitos pensam que fazer sushi requer uma habilidade (literalmente) ninja, mas não é bem assim. Sushi é um “petisco” como qualquer outra e, embora seja feito de ingredientes que não usamos no dia a dia, não é nenhum bicho de sete cabeças.
Quer conferir como funciona essa receitinha? Vem com a gente!
Ingredientes
do arroz
2 xícaras de chá de arroz japonês
2 xícaras de chá de água
1/2 xícara de chá de vinagre japonês para sushi (chama-se tozan) ou vinagre de arroz
1 e 1/2 xícaras de chá de açúcar refinado
1 pitadinha de sal
do recheio
2 folhas de alga nori (aquela folha preta que envolve o sushi)
1 lata de atum sólido ao natural (não pode ser o atum em óleo, somente em água)
1/2 unidade de pepino japonês em tiras (em palitos super finos)
Modo de Preparo
Comece pelo arroz. Em uma panela, coloque o arroz (sem refogar) e água e cozinhe até levantar fervura. Nesse momento, mexa e cozinhe em fogo brando até a água secar.
Em uma tigela, misture o vinagre, o açúcar e o sal. Separe uma colher desse tempero para utilizar ao final da receita. Coloque, então, o arroz nessa tigela com o caldo e misture bem. Deixe esfriar completamente.
Como os ingredientes do recheio estão prontos, é hora da montagem. Com ajuda de uma esteira para montar sushis, coloque a folha de nori com a parte brilhante da alga virado para cima.
Espalhe o arroz sobre a alga, deixando dois dedos de uma das bordas sem arroz – a outra borda deve conter arroz até o limite.
Coloque duas ou três tiras de pepinos sobre o arroz, fazendo com que o pepino esteja por todo o arroz na vertical – isto é, do topo até embaixo. Agora coloque o atum sobre o pepino, fazendo uma “listra” vertical de atum, não muito grossa.
Agora utilize aquela colher separada do tempero do arroz para molhar toda a extensão da borda que ficou sem arroz. Isso fará com que a alga “cole” o sushi.
Com ajuda da esteira, enrole o sushi no sentido da borda que possui arroz para a borda que não possui. Aperte levemente para selar o alimento.
Retire a esteira e fatie o sushi da espessura que preferir. Se preferir, corte as pontinhas do rolo bem fininhas, já que podem ter ficado feias, e descarte.
Agora é só servir com shoyu e um bom gole de saquê!
Cozido de Batata Doce com Linguiça
Bacalhau ao Molho de Pimenta
Panqueca sem Farinha
Escabeche de Sardinhas