Esse prato pode ser feito com praticamente qualquer tipo de peixe de água salgada. Entretanto, um peixe sem pele nesse caso irá permitir que o tempero penetre melhor na carne. Para esse preparo foram utilizados quatro peroás de pouco mais de 200 gramas cada.
Embora seja apreciado por muitos, o peixe assado é um prato que diversas pessoas têm medo de preparar. Dentre os medos mais comuns dois sempre se destacam: o ponto da carne e o sabor forte de lodo que alguns peixes, principalmente os de água doce, costumam ter.
Ingredientes
- 1 kg de peixe sem pele (um peixe grande ou vários pequenos)
- 2 tomates médios picados
- 1 cebola roxa picada
- Suco de um limão
- Salsa e coentro picados
- Quatro batatas médias
- Sal e pimenta do reino à gosto
Como Preparar Peixe Assado ao Vinagrete
Faça um vinagrete misturando o tomate, a cebola, o suco do limão, a salsa, o coentro e um pouco de sal. Coloque os peixes nesse vinagrete e deixe marinar por trinta minutos. Depois desse tempo, retire o peixe e drene o vinagrete, mantendo a parte sólida e descartando o líquido.
Descasque as batatas e corte-as em fatias de aproximadamente um centímetro de espessura. Como o peixe não ficará muito tempo no forno, será necessário cozinhar as batatas (já fatiadas) com um pouco de sal por alguns minutos (de 7 a 8 minutos é o suficiente).
Com as batatas cozidas, forre um refratário que acomode o peixe por completo. Utilize parte do vinagrete drenado para rechear a cavidade do peixe e disponha-o sobre as batatas. Para quem gosta de farofa, misture um pouco de farinha de mandioca à parte sólida do vinagrete antes de rechear o peixe.
Coloque um pouco do vinagrete drenado sobre os peixes, regue-os com bastante azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido à 220º por quinze minutos. Após esse tempo retire o peixe do forno e verifique o ponto da carne, retirando com um garfo um pedaço da parte mais grossa do peixe: se a carne já estiver branca perto do osso é o suficiente. Senão, deixe por mais cinco minutos no forno, ainda coberto com o papel alumínio.
Depois desse tempo no forno retire o papel alumínio, regue o peixe com mais azeite e volte com ele para o forno por mais cinco minutos para que ele doure um pouco. É normal que o vinagrete libere muita água, então aproveite esse momento para descartar uma parte (ou toda ela) antes de voltar com o peixe para o forno. Sirva apenas com a batata ou acompanhado de arroz branco e salada.
Cozido de Batata Doce com Linguiça
Bacalhau ao Molho de Pimenta
Panqueca sem Farinha
Escabeche de Sardinhas