Hoje, trago uma sugestão maravilhosa de carne com legumes, ao molho de vinho tinto para ser feito nesse final de semana, que irá agradar a toda família e, claro que, a você também. Na realidade, essa é uma versão do tradicional cozido de carne, apenas fiz algumas pequenas variações, já que usei na receita vinho tinto seco e cogumelos frescos, o que deu um sabor super especial ao prato.
Se você quiser, poderá substituir o vinho por cerveja, que ficará bom da mesma forma e também adicionar os legumes de sua preferência. Essa receita realmente é bem prática, não há complicação nenhuma para prepará-la e fica muitíssimo saborosa, por tanto sugiro que você a faça aí na sua casa, será sucesso garantido
Ingredientes
Modo de Preparo
Em uma panela grande, aqueça uns fios de azeite e coloque a carne cortada em tirinhas. Quando a carne começar a dourar, adicione a cebola, o alho e o coentro (ou cheiro verde). Assim que a carne e os têmperos estiverem douradinhos, acrescente a batata e a cenoura, misture bem. Em seguida, coloque o vinho tinto, o shoyo, o molho de tomate, 1 xícara de água fervente, o caldinho de carne esfarelado, a mostarda, a páprica, o cuminho, a pimenta vermelha, a pimenta do reino, o sal a gosto e mexa tudo. Tampe a panela e deixe a carne cozinhando até ficar macia (o tempo de cozimento dela, vai depender da carne que você estiver usando, se for mais durinha ou mais macia, por tanto é sempre bom ter uma chaleira de água fervente por perto, caso precise adicionar um pouco mais de água a carne. Preste também atenção no tempo de cozimento dos legumes, às vezes, é necessário retirá-los antes para que eles não se desmanchem, ok). Faltando 5 minutinhos para desligar o fogo, adicione os cogumelos fatiados, as abobrinhas e as ervilhas, corrija o sal se precisar. Se você achar que o caldo ficou um pouco fino, pode acrescentar a ele 1 colher (sopa) de amido de milho dissolvido em meia xícara de água fervente e mexer, dessa forma o caldo ficará com uma consistência grossinha. Quando a carne estiver macia, coloque-a em um refratário juntamente com os legumes e salpique cheiro verde cortadinho por cima, se desejar. Sirva quente acompanhado por arroz branco.
Cozido de Batata Doce com Linguiça
Bacalhau ao Molho de Pimenta
Panqueca sem Farinha
Escabeche de Sardinhas